Weddingsary

Daisypath Anniversary tickers

Thursday, September 13, 2007

Um dia no Laboratório de Informática
“Integrar tecnologias, metodologias, atividades. Integrar texto escrito, comunicação oral, escrita, hipertextual , multimídica. Aproximar as mídias, as atividades, possibilitando que transitem facilmente de um meio para o outro, de um formato para o outro.”
(Moran, 2000, p.31)


“Um dia no Laboratório de Informática pode ser cansativo e ao mesmo tempo gratificante [...] os professores são muito criativos [...] os alunos adoram, ficam fascinados [...] participam de projetos, melhoram seu rendimento. Pesquisam na Internet para os trabalhos planejados pelos professores [...] Os demais professores são atraídos pelo chamamento dos multiplicadores e dos alunos, aos poucos vão se aproximando, vencendo a resistência e também aderem.”

In:"Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica" Campinas : Papirus; 2000.

Friday, September 07, 2007

"O importante é ver com os dois olhos,
os dois lados, para ver a única realidade,
a que temos."
(Herbert de Souza)




“Integração das mídias na escola:uma proposta para o multiplicador”

“Com o aprimoramento da era da comunicação, marcada pelo surgimento de novas tecnologias e, principalmente, a troca rápida de informações entre as mais diversas sociedades, os moldes da educação tradicional tiveram que ser revistos.
Neste cenário, pensar em educação é ligar a educação tradicional como o quadro negro, livros didáticos e professor, aos novos meios eletrônicos como computador, internet e o novo profissional que não se restringe somente a sala de aula. Portanto, a importância da reforma dos sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos cidadãos para uma nova sociedade.”(1)
“É imprescindível que o professor comece a integrar à sua prática pedagógica as tecnologias da comunicação e da informação, como a televisão, o rádio, e o computador.
No entanto, a pergunta que mais ouvimos é: como fazer essa integração?
A utilização do computador não deve ser centrada unilateralmente no aspecto técnico ou no aspecto pedagógico. A utilização do computador na escola não se resume a aulas de informática ou ao ensino dos recursos das ferramentas computacionais.
Há necessidade, portanto, de uma articulação entre o pedagógico e o técnico. Sem o conhecimento técnico será impossível implantar soluções pedagógicas inovadoras e sem o pedagógico os recursos técnicos disponíveis tendem a ser subutilizados.
No entanto, afirmar que esses conhecimentos devem ser articulados é muito fácil. O problema é como fazê-lo. Para tanto, é necessário auxiliar o professor mostrando como os aspectos pedagógicos e técnicos podem ser integrados.”(2)
(1) Em entrevista à Folha Dirigida, o doutor em Educação, pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), e autor do livro "Tecnologias Inteligentes e Educação: currículo hipertextual", da Editora Quartet, Rio de Janeiro, Arnaud Soares de Lima Júnior.
Acessado em 07/08/2007 e disponível em http://www.seednet.mec.gov.br/entrevistas.php?codmateria=1129
(2) VALENTE, J.A. - Prefácio do livro “O computador em sala de aula: articulando saberes.” de FREIRE, Fernanda M. P. e PRADO, M. E. B. B. Campinas, São Paulo. Unicamp/Nied, 2000.